sábado, 17 de agosto de 2013

FOTO-DIAGRAMA E CURIOSIDADES DA KUSUDAMA KIYOKO

A HISTÓRIA POR TRÁS DOS ORIGAMIS

Aprender a dobrar um origami novo é tudo de bom! E saber um pouco da história dele, como surgiu, o porquê do nome o torna mais interessante e instrutivo ainda. Essas dobras são, em geral, repletas de curiosidades, que falamos um pouco nas oficinas mas devido ao pouco tempo é para os amigos, em conversas informais, em bate papos de Oribar que contamos todos os detalhes. 

Aí vocês me perguntam por que não se conta aqui no blogue? 
Aí eu confesso que é por preguiça de escrever mesmo, e dou uma outra justificativa boa, a de ser um motivo para nos encontrarmos pessoalmente e ser muito mais divertido. (essa foi legal!) 
Mas hoje vou deixar a preguiça de lado e contar um pouco da história e curiosidades da KUSUDAMA KIYOKO. 



Quando estava tirando as fotos da Kusudama KIYOKO uma linda borboleta veio e pousou nela. Além da bela foto, no momento me veio a lembrança da minha mãe...saudades, alegrias...e por tudo que ela me proporcionou, uma pequena homenagem.


Um modelo ensinado no EIOSP - Encontro Internacional de Origami de SP em Julho deste ano no qual tive a alegria de ser convidada para dar 3 oficinas. Apresentada no Facebook e agora no Blogue.


A  kusudama KIYOKO se originou da KUSUDAMA FLORA e  FLORA FLOR, apresentada em junho 2012 nessa postagem http://terapiadopapel.blogspot.com.br/search/label/Kusudama%20Flora e na Convenção do Dobras de 2012. 
Estas também possuem curiosidades, uma delas é que a FLORA FLOR surgiu de uma "mania minha" de montar os móbiles de kusudama com 3 peças. Uma principal, com 30 módulos, outra com menos e mesmos módulos da kusudama principal e uma terceira peça diferente. Daí que surgiu a montagem da FLORA FLOR, com 8 módulos.


Foto do primeiro móbile montado, o segundo foi para a Convenção do Dobras 2012 (exposição) e depois foi de presente para o Marcelo Kono.

 A Kusudama FLORA, um dos meus modelos preferidos, a FLORA FLOR, LANTERNINHA FLORA LUZ e  ENVELOPE e CARTÃO LÍRIO estão publicados no livro ORIGAMI em FLOR de Flaviane Koti e Vera Young.  

Na Convenção do Dobras em 2012, tive o prazer de dar minha primeira oficina de origami, onde ensinei o Cartão Lírio, Envelope Lírio e a Lanterninha Flora Luz e pude apresentar ao vivo a Kusudama Flora,  Flora Flor e Kusudama Hanami, exibidas na exposição organizada pelo evento. Ná época estava a "estudar" as dobras do Lírio tradicional, dobra que gosto muito, e de onde se desenvolveram vários outros origamis e foi como começou toda a história de dobras da  Kusudama FLORA, Flora flor, Lanterninha Flora Luz, e kusudama Kiyoko I e II...
Acho a kusudama  FLORA linda de efeito encantador mas sua confecção é demorada pois trabalha o miolo e uma trava nas pétalas que impede que a kusudama se deforme com o tempo. Sua montagem se dá inspirada nos modelos de Meenakshi Mukerji.


A kusudama KIYOKO, com dobras mais rápidas, como vocês verão ao dobrar, e de efeito não menos encantador, tem outra curiosidade. A montagem sem o uso da cola!!! É interessante e vale o desafio.

Como podem ver, uma dobra e uma história puxa outra e quando vemos, não conseguimos mais parar de dobrar e escrever... Típico do origami, rs...Por isso os encontros de origami se tornam tão importantes e ricos, são cheios de histórias, trocas de experiência, e diversão, é claro!

Então, no próximo encontro de origami que tiver, vá! E se divirta muito com tudo que estes proporcionam.

A agora, chega de conversa e vamos dobrar!!!

Medida do papel: 1:3. Montagem com 30, 12 ou 8 módulos, sem cola.



Para obter o efeito do miolo da kusudama lilás, é só inverter a dobra no passo 2 do foto-diagrama.


Móbile dobrado por Maira Sanches: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3217698056814&set=a.1024119938732.3477.1697269498&type=1&theater

Kusudama KIYOKO dobrada pela Helô Mayumi: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1408819615997692&set=a.1393994164146904.1073741828.1386952898184364&type=1&theater

Álbum de fotos do EIOSP: https://www.facebook.com/flaviane.koti/media_set?set=a.391871030918650.1073741829.100002872704381&type=3


Bjs e até a próxima

7 comentários:

  1. Wow! Fantastic models, adorable paper and exquisite photos!
    And the butterfly is such a nice touch!
    How come you name it KIYOKO?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! muito lindo seu trabalho.
    Giselda Lyra
    penelopelyra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Liiiiiiiiiiiiiiiiiindo!!! Adoro origami e o seu trabalho é realmente super lindo parabéns... Faço alguma coisa, mas ainda estou no Be-a-Bá rsrsrs
    Beijo beijo
    Drika

    ResponderExcluir
  4. Lindo, Flaviane. Adorei o kusudama. Saudades de você. Tenha uma ótima semana. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhh acho tudo tão lindo por aqui. Foi contigo que aprendi a enxergar as mil possibilidades com o origami, muito lindo! ;)
    Beijo, beijo
    She

    ResponderExcluir
  6. I really love Kusudama flora
    Can you please show me some instructions that teach how to make this kusudama please because I really want to learn how to make this very much please help me ...

    ResponderExcluir

Comentários me inspiram e dão vida ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...