quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Origami e papel marmorizado

Dobrar uma kusudama vai além do simples dobrar de papéis. Começa pela escolha do modelo...ou será do papel?...

Um modelo novo na ponta dos dedos, a espera do "papel perfeito" se é que existe papel perfeito para um modelo...provavelmente não mas que existe coincidências e conspirações cósmicas, ah, isso existe sim!

Duas amigas a conversar, eu com um novo modelo de kusudama(origami modular), em busca de um papel para dobra-la, e Irene Bulcão com lindos papéis marmorizados que resultaram de suas experiências em marmorização de papéis.
Pronto. O casamento perfeito!


ORIGAMI E PAPÉIS MARMORIZADOS

Kusudama Bulcão em móbile, 12 módulos, 6 módulos e 3 módulos


Duas artes, duas técnicas, tendo em comum o papel e hoje elas se unem para apresentar a Kusudama BULCÃO.

Kusudamas Bulcão em papéis marmorizados por Irene Bulcão

Mais que o desenvolver de um novo modelo, que implica em estabelecer um conjunto harmônico, onde dobras se sobrepõe, intercalam e se juntam para formar uma kusudama, a escolha do papel ideal é uma arte à parte que faz toda diferença no resultado final.

Kusudama Bulcão de 30 módulos em papel marmorizado(Irene Bulcão)

Marmorizar papel é desenhar sobre superfície aquosa. Espalhar porções de tinta, por sobre, escolher cores, e através de técnicas, desvendar sua beleza para como em um passe de mágica, transferir ao papel seu desenho, estes que lembram o mármore.
Embora se busque reproduzir o mesmo desenho, este se faz impossível, pois cada desenho é único, assim como cada momento, e talvez aí se encontre a verdadeira beleza, sua individualidade.


Kusudamas design Flaviane Koti em papéis marmorizados de Irene Bulcão

Irene Bulcão começou a marmorizar papel por curiosidade e encontrou tanta beleza nesse balé de cores que resolveu unir com outra paixão, o Origami, um casamento que deu certo. Não satisfeita, dividiu conosco suas descobertas ensinando em vídeo como ela Marmoriza os papéis.

Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=nSukTa0B0I4&feature=channel&list=UL
http://www.youtube.com/watch?v=QHo-yy7ffYM&feature=channel&list=UL
http://www.youtube.com/watch?v=LXPszl2TmVU&feature=channel&list=UL
http://www.youtube.com/watch?v=6DX2fCLDhtc&feature=channel&list=UL

Papéis marmorizados por Irene Bulcão

A kusudama Bulcão recebe esse nome em homenagem e agradecimento a Irene Bulcão, uma amiga que o origami me presenteou.

Kusudama Bulcão(variação), em papel marmorizado

Digo mais, dobrar uma Kusudama Bulcão em papel  marmorizado é perfeito. O papel se curva a dobra, sua modelagem se mantém, seus desenhos se revelam, dando harmonia ao conjunto e beleza a peça.
Vale a experiência.

Kusudama Bulcão em versão Floral

E para quem gostou e quer adquirir lindos papéis marmorizados pela  Irene Bulcão ou trocar ideias com ela sobre o assunto, deixo seu contato pelo Facebook AQUI e seu álbum de fotos AQUI


Cada dia é um novo aprendizado, em cada dobra feita um novo aprender, uma nova descoberta e assim a vida segue, cada vez mais colorida e agora marmorizada.


Autoria das Kusudamas: Flaviane Koti
Diagrama da kusudama Bulcão: indisponível, por enquanto.
Módulos: 3, 6, 12 e 30 módulos com variações.
Papéis: Marmorizados Irene Bulcão

Bjs e até a próxima.
Flaviane Koti









3 comentários:

  1. Nas dobras dos papéis tenho encontrado muita felicidade, uma delas essa amizade que temos dobrado a cada encontro ... espero poder continuar salpicando cor nos papéis para que se espalhe beleza pelo mundo ... por falar em beleza o Bulcão florescido ficou um escândalo!!! Vou ter que marmorizar uma leva especial para eles ... Imensamente agradecida!!!

    ResponderExcluir
  2. Irene, Flaviane, papéis marmorizados, kusudamas... Um encontro, uma oração, um amor revelado, amizade alicerçada em curvas que se dobram, que se redem ao papel. Bulcão: onde o amor se faz, uma válida experiência, um presente pra gente.

    ResponderExcluir
  3. Flaviane e Irene, dois talentos que tive a honra de conhecer! desta mistura só poderia resultar um trabalho harmonioso e perfeito! Parabéns e que esta parceria se prolongue e dê ainda muitos frutos! beijo grande

    ResponderExcluir

Comentários me inspiram e dão vida ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...